29/03/2011 – Dilma Rousseff é aprovada pela imprensa e pelas mulheres, por Ligia Martins de Almeida (OI)

29 de março, 2011

(Observatório da Imprensa) Matéria assinada pela jornalista Ligia Martins de Almeida avalia o destaque positivo que a imprensa está dando à presidenta Dilma Rousseff. Abaixo, trechos do artigo:

“Parece que a mídia já assimilou o fato de a presidente ser mulher, o que é uma excelente notícia. E o que conta mesmo é Dilma estar – pelo menos aparentemente – se distanciando mais e mais do estilo Lula de governo, impondo o seu estilo.”


Encontro com Obama

“Na cobertura da visita de Barack Obama ao Brasil, em vez dos tradicionais comentários sobre as roupas usadas durante o encontro, só houve destaque para o guarda-roupa de Michelle Obama, a nova ícone fashion dos Estados Unidos.”

“Em relação a Dilma, o destaque foi o fato de – depois de oito anos – o Brasil ter de novo um presidente que não precisa de intérprete para se comunicar com os visitantes. E para o exemplo de civilidade, ao convidar os ex-presidentes do país para o jantar em homenagem ao mandatário norte-americano.”

Estadão refere-se à presidenta como “Diva”

“Embora a mídia trate Dilma apenas como presidente (sem ficar o tempo todo destacando que ela é mulher), a presidente está fazendo – pelo menos até hoje – questão de “honrar as mulheres”. Semana passada ofereceu um jantar só para convidadas, no que o jornal O Estado de S. Paulo (27/03/2011) chamou de “o clube da Luluzinha”, na matéria “Dilma vira diva em noite de Festa no Palácio”.”

Revista Veja destaca política externa

“O mundo mudou, a Presidência da República do Brasil mudou. E mudou também a política externa. Na semana passada, o Brasil votou contra o Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) pela primeira vez em oito anos, ajudando a aprovar a designação de um relator especial para investigar violações dos direitos humanos no país. Com o voto, o governo brasileiro acabou com o bizarro alinhamento automático ao regime de Mahmoud Ahmadinejad… ‘Não há política externa que me faça não condenar o brutal apedrejamento de uma mulher’, disse Dilma a líderes governistas na quinta-feira à noite.”

Leia artigo na íntegra: Aprovada pela imprensa e pelas mulheres, por Ligia Martins de Almeida (Observatório da Imprensa – 30/03/2011)
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas