(O Estado de S. Paulo/Portal G1) Segundo pesquisa Ibope divulgada na véspera do segundo turno, a candidata Dilma Rousseff (PT) deverá ser eleita hoje presidente da República com 56% dos votos válidos, 12 pontos porcentuais a mais que o candidato José Serra (PSDB).
O levantamento foi feito após o debate de sexta-feira à noite na TV Globo e tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Levando-se em conta os votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos, Dilma teria 52% contra 40%.
Dilma conquista voto feminino
Segundo o Ibope, após passar quase toda a campanha com menos votos entre as mulheres do que entre os homens, Dilma Rousseff conseguiu praticamente eliminar essa diferença às vésperas da eleição.
Dilma Rousseff tem agora 57% dos votos válidos entre os homens e 56% entre as mulheres. José Serra tem 43% dos votos válidos do eleitorado masculino e 44% no feminino.
Nos votos totais, Dilma tem 53% entre homens e Serra tem 40%. Entre as mulheres, Dilma tem 51% contra 41% de Serra.
O Ibope mostra que Dilma tem 16 pontos de vantagem no eleitorado católico (55% a 39%), mas está empatada tecnicamente com Serra entre os evangélicos (tem 44%, contra 47% para Serra).
O levantamento aponta também que Serra herdou metade (49%) do eleitorado de Marina Silva (PV) no primeiro turno, enquanto Dilma será votada por 36% dos simpatizantes de Marina. Os demais devem votar nulo, em branco ou estavam ainda indecisos.
Leia na íntegra:
Dilma tem 56% dos votos válidos contra 44% de Serra, indica pesquisa Ibope (O Estado de S. Paulo – 31/10/2010)
Dilma tem 56% dos votos válidos contra 44% de Serra, indica pesquisa Ibope (Portal G1 – 31/10/2010)