20/03/2011 – Dilma iguala popularidade de Lula em início de governo, de acordo com pesquisa Datafolha

20 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) Com menos de três meses de mandato, a presidenta Dilma Rousseff é aprovada por 47% dos brasileiros, de acordo com pesquisa Datafolha, e iguala popularidade de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa em relação a Dilma Rousseff é grande. Para 78% dos entrevistados pelo Datafolha, ela fará um governo ótimo ou bom – taxa superior a de Lula no início do primeiro mandato (76%) e de FHC no mesmo período (48%).

aprovacao_dilma_texto

Primeira mulher a ocupar o Planalto, Dilma tem aprovação maior (51%) entre as brasileiras do que entre os brasileiros (43%).

Três meses no poder
Pesquisa Datafolha apontou que, em março de 2003, no terceiro mês de seu primeiro mandato, Luiz Inácio Lula da Silva teve 43% de aprovação. Já em março de 2007, em seu segundo mandato, Lula bateu recorde de aprovação presidencial em início de governo, com 48%.

Com a taxa de popularidade em 47%, Dilma Rousseff praticamente iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva no segundo mandato. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Datafolha entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios.

Popularidade de Dilma supera todos os antecessores de Lula

A taxa de aprovação à Dilma Rousseff, em fase inicial de mandato, supera as de Collor, Itamar e FHC. Fernando Collor teve aprovação de 36%. Itamar Franco, que assumiu após o processo de impeachment de Collor, teve 34% depois de três meses. Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994 e reeleito em 1998, no início de seus governos teve aprovação de 39% e 21%, respectivamente.

Diferenças entre Dilma e Lula
A pesquisa indica poucos aspectos negativos para Dilma e traz alguns sinais que a diferenciam de Lula.

Os mais favorecidos no governo Dilma, no topo da lista, com 23%, são os políticos. Já em 2003, 31% dos entrevistados pelo Datafolha apontaram que os trabalhadores eram os mais beneficiados pelo governo Lula. Com Dilma na presidência, os trabalhadores são a segunda categoria mais beneficiada, com 17%, seguindo da indústria (14%) e bancos (13%).

Outro aspecto que diferencia Dilma e Lula aparece quando os entrevistados dizem, de maneira espontânea, quais são os maiores problemas do país.
folhasp20032011_datafolhapopudilma300Há oito anos, sob Lula, os brasileiros apontavam o desemprego (31%), a fome e a miséria (22%) como os maiores problemas do país. Hoje, estão no topo da lista a saúde (31%) e a violência (16%).

Dilma, como Lula, tem maior taxa de aprovação no Nordeste.
Entre os nordestinos, Dilma tem 50% de aprovação. No Sul, Norte e no Centro-Oeste, sua marca é 44%. No Sudeste, 47%. Quando o entrevistado dá uma nota de zero a dez, a média obtida por Dilma é 6,9. Mas ela tem 7,3 no Nordeste e 6,6 no Sul.

folhasp20032011_datafolhapopudilma400

Acesse na íntegra: Dilma iguala popularidade de Lula em início de governo (Folha de S.Paulo – 20/03/2011)
Leia também: Brasileiros avalizam início de gestão, mas apontam desafios da presidente, por Mauro Paulino (Folha de S.Paulo)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas