Painel Pequim+20: Mais mulheres na Política – Brasília, 14/04/2015

07 de abril, 2015

Desde 1995, com a IV Conferência Mundial sobre as Mulheres promovida pelas Nações Unidas em Pequim, na China, o tema da representação das mulheres nos processos de tomada de decisão política passou a ser um indicador do estágio de desenvolvimento democrático, econômico, social e cultural de um país em diferentes estudos e diagnósticos internacionais.

O Painel Pequim+20: Mais Mulheres na Política tem o objetivo de promover debates que venham focalizar as perspectivas de superação dos principais obstáculos para a participação das mulheres brasileiras na política parlamentar no curto, médio e longo prazo.

Data: 14 de abril
Horário: das 9h às 17h
Local: Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães do Instituto do Legislativo Brasileiro (Interlegis) (Av. N2, Anexo E, Senado Federal)

Transmissão online pelo site do Interlegis (www.interlegis.leg.br)

Realização: Instituto Patrícia Galvão e ONU Mulheres
Apoio: Fundação Ford, OPAS, UNFPA e Procuradoria Especial da Mulher no Senado Federal

*Não haverá estacionamento disponível no local do evento. Sugere-se utilização de transporte público ou estacionar na Casa da ONU, de onde haverá transfer a partir das 8h (Setor de Embaixadas Norte, Quadra 802, Conjunto C, Lote 17). Para uso do serviço é necessária solicitação anterior por meio do telefone (61) 3038 9146.

Programação

9h – Solenidade de abertura
Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, e Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão.

9h30 – Palestra Participação e Representação Política das Mulheres
Palestrante: Carole Pateman, professora emérita de Ciência Política da Universidade da Califórnia (UCLA) e autora de O Contrato Sexual (Paz e Terra); Participação e Teoria Democrática (Paz e Terra); Democracy, Feminism, Welfare; The Disorder of Women: Democracy, Feminism, and Political Theory e Feminist Interpretations and Political Theory (sem tradução no Brasil), entre outros títulos.

10h30 às 12h – Sessão 1: Reforma política inclusiva das mulheres
* Apresentação dos dados da Pesquisa IBOPE/Instituto Patrícia Galvão ‘Mais Mulheres na Política’ e debate sobre as propostas em debate no Congresso Nacional e a Campanha Mais Mulheres na Política.
Painelistas: senadora Vanessa Grazziotin (Procuradora Especial da Mulher no Senado Federal), deputada federal Erika Kokay, e a jornalista Tereza Cruvinel (colunista do Brasil 247 e comentarista do Rede TV News).
Moderadora: Nadine Gasman

12h – Recomendações para incidência no debate público.

12h30 – Almoço

14h às 15h30 – Sessão 2: Partidos e Mulheres na Política – Barreiras à entrada e permanência nos espaços de poder nos partidos
* Como o financiamento de campanha e as engrenagens partidárias se colocam como obstáculos à carreira política para as mulheres.
Painelistas: Luiz Felipe Miguel (coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades da UnB) e Rosali Scalabrin (Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República)
Moderadora: Albertina Oliveira (socióloga, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas)

15h – Recomendações para incidência no debate público.

15h30 às 16h30 – Sessão 3: Mulheres e Candidaturas – O desafio da inclusão e permanência na disputa eleitoral
* Dilemas nos espaços público e privado (candidatura, trajetória pessoal, atuação política, família, tempos do processo eleitoral, relação com os partidos, financiamento etc).
Painelistas: Clara Araújo (coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Rachel Rua (Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença e do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras) e Fátima Pacheco Jordão (socióloga, pesquisadora e especialista em pesquisas de opinião)
Moderadora: Jacira Melo

16h30 – Recomendações para incidência no debate público.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas