Senador discute mulheres na política com representante da ONU

22 de maio, 2014

(Site do senador Aníbal Diniz, 22/05/2014) O senador Aníbal Diniz (PT-AC) conversou nesta quarta-feira (21) com a representante da ONU Mulheres no Brasil, Dra. Nadine Gasman, sobre a proposta para assegurar maior participação política das mulheres no Senado. O projeto do senador propõe que, nas eleições para o Senado em que forem renovadas duas vagas, uma vaga seja assegurada às mulheres (PLS 132/2014).

“Queremos partilhar esse projeto e pretendemos que na primeira eleição com duas vagas para o Senado as mulheres possam ter uma representação de, no mínimo, 33%. Hoje, essa representação é muito baixa, de menos de 10%. Dos 81 senadores, apenas são 10 mulheres. Faço a defesa dessa proposta e pretendo contar com o apoio e a mobilização das organizações da sociedade civil que trabalham para o empoderamento das mulheres. A cada dia estamos tendo mais apoiamento”, destacou o senador.

Nadine Gasman afirmou que participação política das mulheres é um tema central para a ONU Mulheres e elogiou a iniciativa do senador. “Para nós este tema é muito importante. Estamos trabalhando muito nessa área em nível mundial e no Brasil. Acredito que essa iniciativa específica aponta para uma maior participação política feminina”, disse.

Ela acrescentou que a análise realizada na região da América Latina constatou que são justamente as políticas afirmativas e as reformas nas legislações em favor das mulheres que estão fazendo a diferença na busca da igualdade de gênero. Mas o Brasil está atrasado na paridade política quando comparado ao México, Argentina e outros países da região e do mundo. “O país é uma economia emergente, conta com políticas públicas importantes para as mulheres e os partidos políticos têm de trabalhar na representação feminina”, defendeu.

Acesse no site de origem: Senador Aníbal discute participação feminina na política com representante da ONU Mulheres (Site do senador Aníbal Diniz, 22/05/2014) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas