SP tem 8 mulheres candidatas a vice; percentual é o triplo da eleição passada

15 de agosto, 2018

Três são PMs. Lisete Arelaro, candidata do PSOL, é a única cabeça de chapa em 12 candidatos.

(G1, 15/08/2018 – acesse no site de origem)

A disputa ao governo de São Paulo em 2018 terá oito mulheres candidatas a vice do total de 12 candidatos. No entanto, para o cargo principal, apenas uma mulher concorre ao comando do estado: Lisete Arelaro, do PSOL. Entre as vices, três são policiais militares.

O número é bem mais significativo do que em 2014, que teve apenas duas vices do total de nove candidaturas, e nenhuma mulher como cabeça de chapa. Na eleição passada, as vices mulheres eram 22% do total, contra 66% neste ano, o triplo.

Candidatas a vice (Foto: Igor Estrella/G1 )

Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os partidos devem repassar 30% dos recursos fundo eleitoral – que é de R$ 1,7 bilhão – para candidaturas de mulheres. Os 30% também valem para o tempo de TV e para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Na sessão do TSE em que isso foi decidido, a ministra Rosa Weber – agora presidente do tribunal – defendeu a “participação ativa” da Justiça Eleitoral para impulsionar a voz feminina na política.

Para a cientista política Maria do Socorro Braga, da Universidade Federal de São Paulo (Ufscar), essa decisão é um dos fatores que levou a este número de vices mulheres. “Os partidos, justamente para dar conta dessa nova medida, precisaram atrair mulheres para as diferentes disputas”.

A cientista também acredita que outro fator é o alto número de eleitores ainda indecisos. “Como a gente tem uma competição bastante acirrada aqui [em São Paulo], esse segmento, o feminino, tem uma capacidade incrível de definir a eleição. Acredito que as lideranças partidárias têm um cálculo político para atrair esse eleitorado, e a estratégia foi justamente atrair essas mulheres”.

Candidatas da Polícia Militar

Entre as oito candidatas mulheres a vice, três são policiais militares, profissão que vem ganhando destaque nesta eleição, que tem a segurança pública como uma das principais discussões.

O candidato a reeleição Márcio França (PSB) escolheu a coronel Eliane Nikoluk (PR) como vice. Ela passou 29 anos na PM, onde ingressou aos 17 anos, na primeira turma em que houve o ingresso de mulheres oficiais na Academia de Polícia Barro Branco. Em 2014, foi designada para ser comandante do Comando da Polícia Militar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, sendo a primeira mulher a ocupar o posto.

Pela terceira vez tentando o posto, Paulo Skaf (MDB), escolheu a tenente coronel Carla Basson (MDB), do interior do estado. Ela foi a primeira mulher no comando da PM em Jundiaí. “Queria ter uma mulher como vice e encontrei a Carla, foi ex-aluna do Sesi e teve uma carreira brilhante como policial”, disse Skaf em entrevista à Rádio Estadão.

A terceira policial é Fatima Aparecida Santos de Souza (DC), vice do Major Costa e Silva (DC). Conhecida como Cabo Fátima Pérola Negra, no anúncio de sua candidatura, Fátima disse que irá lutar pela valorização do policial. “O policial militar que trabalha valorizado, encorajado, reconhecido, não apenas com a medalha no peito, mas tratado como ser humano, com certeza ele vai trabalhar muito mais feliz e animado”.

Para a cientista política Maria do Socorro, como nesta eleição a segurança pública está em destaque comparada com outras eleições, os partidos tendem a atender essa demanda.

“Esta pauta é importante no Brasil inteiro e em São Paulo especialmente atinge as mulheres. É interessante esse aumento de policiais femininas fortalece a questão do quanto a mulher pode combater a questão da violência”, disse Maria do Socorro. No estado de São Paulo, o estupro é um crime que vem crescendo.

A disputa tem ainda duas professoras, uma psicóloga, uma bancária aposentada e uma sindicalista.

Veja quais são as vices candidatas:

  1. Ana Mercês Bock (PT); vice de Luiz Marinho (PT)
  2. Andrea Menezes (Novo); vice de Rogério Chequer (Novo)
  3. Ariana Gonçalves (PSTU); vice do Toninho Ferreira (PSTU)
  4. Carla Danielle Basson (MDB); vice de Paulo Skaf (MDB) –
  5. Eliane Nikoluk (PR); vice de Márcio França (PSB)
  6. Fátima Aparecida de Souza (DC); vice de Adriano Costa e Silva (DC)
  7. Gleides Sodré (PDT); vice de Marcelo Cândido (PDT)
  8. Lilian Miranda (PCO); vice de Edson Dorta (PCO)
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas