SPM divulga nota sobre a participação das mulheres nas eleições de 2014

1386
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(SPM, 16/01/2015) A Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) divulgou nesta semana a nota técnica “As Mulheres nas Eleições 2014”, contendo análises da participação, do perfil e do desempenho das mulheres brasileiras nas eleições do ano passado.

O documento traz informações sobre as candidatas eleitas e as perspectivas da presença feminina na composição do Congresso Nacional na nova Legislatura. De acordo com as considerações gerais, o resultado das eleições foi frustrante para a representação feminina. Apesar de as mulheres serem a maioria da população, sua presença na Câmara dos Deputados não ultrapassa os 10%.

O mesmo se verifica com a população negra, cuja representação será de 20,3%, com base na auto declaração feita ao Tribunal Superior Eleitoral quando do registro das candidaturas. A população indígena continua alijada da representação no Legislativo. Já os homens brancos ocuparão 72,1% das cadeiras da Câmara dos Deputados. O Parlamento brasileiro continua bastante masculino, branco e empresarial.

Campanha – A campanha “Mais Mulheres no Poder/Eu assumo esse compromisso – 2014” foi uma realização do Fórum Nacional de Instância de Mulheres de Partidos Políticos, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDM), da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Depurados e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.  A campanha permanente incentivando a inclusão de mais mulheres no poder foi lançada em 2008.

Acesse no site de origem: SPM divulga nota sobre a participação das mulheres nas eleições de 2014 (SPM, 16/01/2015)

Compartilhar: