Tribunal Superior Eleitoral lança campanha por mais mulheres na política

Compartilhar:
image_pdfPDF

(NE10, 09/08/2016) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a veicular em emissoras de televisão e rádio a segunda fase da campanha de incentivo a participação da mulher na política. A iniciativa vai até o dia 30 de outubro e procura atingir os eleitores propondo reflexão sobre os papéis de gênero na política brasileira.

Uma matéria da Agência Brasil divulgada na última segunda-­feira (8) mostrou dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) que apontam que nas últimas eleições municipais, em 2012, o percentual de mulheres eleitas vereadoras era de apenas 12% em comparação aos homens. O assunto foi discutido no seminário Desafios para a Igualdade de Gênero nas Eleições Municipais de 2016, ministrado em São Paulo.

De acordo com dados da União Interparlamentar, o Brasil ocupa a 116ª posição em uma lista de 190 países que contam com a presença de mulheres na política. Percebe­se, então, a necessidade de estimular uma maior participação feminina em um cenário tradicionalmente tomado por homens. Além da campanha, o TSE vai punir os partidos políticos que não investirem na presença de mulheres.

Acesse no site de origem: Tribunal Superior Eleitoral lança campanha por mais mulheres na política (NE10, 09/08/2016)

Compartilhar: