PositHIVas: Católicas lança mini-documentário sobre mulheres e HIV

21 de dezembro, 2018

Católicas pelo Direito de Decidir lança o mini-documentário “PositHIVas – Mulheres, HIV e Resistência”. Dirigido por Leandro Noronha da Fonseca, o trabalho foi realizado em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

(Católicas pelo Direito de Decidir, 21/12/2018 – acesse no site de origem)

O mini-documentário tem como objetivo trazer as questões de gênero ao debate do HIV/Aids, reforçando a luta pela garantia das políticas de Aids no Brasil e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Baixe gratuitamente o livro Mulheres, AIDS e Religião

O vídeo conta com a participação de Rafaela Queiroz (conhecida como Rafuska), psicóloga, integrante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) e criadora da página FlorescerS2, que aborda os temas de feminismo, HIV, negritude, resistência e poesia.

Outra integrante do MNCP que contribuiu com o debate foi a assistente social Sandra Paiva. O time de entrevistadas também incluiu a psicóloga Cristina Santos, da equipe de Prevenção do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

O mini-documentário conta com imagens do Ato em Defesa da Política de Aids no Brasil, realizado em 30 de novembro na Avenida Paulista, em São Paulo. Com realização do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP), o Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (MOPAIDS) e o Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (NEPAIDS), a mobilização contou com a participação de ONGs, coletivos e ativistas autônomos.

Confira as fotos do Ato em Defesa da Política de Aids no Brasil

A música Olhos Amarelos tem autoria de Silvino e Theo Cancello e compõe a trilha sonora do vídeo. Radicado em São Vicente, região litorânea de São Paulo, o cantor e compositor Silvino aborda em seus trabalhos temas como gênero, sexualidade e direitos humanos. Elogiada pela cantora Elza Soares, a música “Olhos Amarelos” foi lançada em 2017 e fala sobre o estigma e o preconceito que ainda cercam o cotidiano das pessoas vivendo com HIV. Conheça o trabalho do artista pelo Facebook e YouTube.

Assista abaixo o mini-documentário e não deixe de curtir e compartilhar:

Quer saber mais sobre HIV/Aids? Selecionamos abaixo alguns links importantes. Confira:


FICHA TÉCNICA:

Título: PositHIVas – Mulheres, HIV e Resistência
Direção: Leandro Noronha da Fonseca
Imagens: Leandro Noronha da Fonseca e Elisa Gargiulo
Edição: Elisa Gargiulo
Duração: 13′:46”
Música: Olhos Amarelos (Silvino/Theo Cancello)
Ano de lançamento: 2018

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas