21/01/2014 – ‘A mulher cresceu, mas o salário não aumentou na mesma proporção’, diz repórter

21 de janeiro, 2014

(Portal Imprensa) Primeira correspondente da TV Globo na Europa, Sandra Passarinho cobriu a Revolução dos Cravos (1974) em Portugal, noticiou a morte do general Francisco Franco, na Espanha, e entrevistou líderes como a primeira-ministra britânica Margareth Thatcher e o presidente espanhol Felipe González.

“A Revolução dos Cravos marcou porque inaugurou o meu período de correspondência na Europa. Eu já havia feito algumas matérias antes, esporádicas, fora do Brasil. Mas a gente também faz coisa que não gosta nessa profissão, não é céu de brigadeiro o tempo todo né?”, afirma.

Sobre o papel de correspondente, a profissional pontua que continua sendo tão interessante como antes, mas se tornou uma atividade cara demais para as empresas e a maioria corta gastos no exterior. “No caso da televisão, as equipes tendem a ser mais enxutas. Tem a concorrência da internet, uma terra de ninguém da informação, em que é preciso separar o joio do trigo. O mundo digital é um desafio e estamos apenas no início dessa empreitada”.

Finalista da 10ª edição do “Troféu Mulher IMPRENSA” na categoria “Repórter de telejornal”, a jornalista afirma que o prêmio reflete a força da presença feminina no jornalismo brasileiro em todos os níveis e meios de comunicação.

“Ganhamos visibilidade não apenas porque atuamos em larga escala nas redações, mas pela competência, talento, determinação e pelo bom uso de uma sensibilidade que talvez cause até ‘inveja’ nos homens talentosos. Aquela inveja boa e estimulante. A mulher cresceu profissionalmente, mas o salário dela não aumentou na mesma proporção”, opina.

Entre as coberturas de destaque em 2013, Sandra ressalta a produção de duas séries que foram exibidas no “Jornal Nacional”, uma sobre testes clínicos com células-tronco no Brasil e outra sobre o mercado de trabalho para idosos. “Fico satisfeita quando é possível fazer essa atividade mais abrangente em que posso sugerir uma pauta, fazer a apuração do assunto, produzir a reportagem, fazer as matérias e participar da edição final. Isso é a minha cara”.

Concorrem ao seu lado as jornalistas Delis Ortiz (TV Globo); Monalisa Perrone (TV Globo); Rosane Marchetti (RBS TV – TV Globo) e Zileide Silva (TV Globo).

O “Troféu Mulher IMPRENSA” é realizado e idealizado por IMPRENSA Editorial. Em 2014, a premiação celebra sua 10ª edição consecutiva, e vai homenagear as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2013. As votações vão de 14 de janeiro de 2014 até às 23h59 de 13 de fevereiro. Para mais informações e conhecer a lista de finalistas, clique aqui.

Acesse o PDF: ‘A mulher cresceu, mas o salário não aumentou na mesma proporção’, diz repórter (Portal Imprensa, 21/01/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas