A médica Jurema Werneck comenta a vitória de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil (APG)

04 de novembro, 2010

(Agência Patrícia Galvão) Jurema Werneck, médica e coordenadora-geral da ONG Criola, comenta a eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente da República do Brasil, e o significado -simbólico, político e real- do compromisso que assumiu em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita: “honrar as mulheres brasileiras”.

Uma indicação de reposicionamento e um desejo de alinhamento

“Considero que a declaração da presidente eleita é uma indicação de reposicionamento. Explico: durante a campanha, o posicionamento de Dilma Rousseff e de seu grupo foi de desautorização de parte das bandeiras dos movimentos de mulheres (especialmente no que se refere ao aborto, à laicidade do Estado e ao casamento/união civil homossexual). Assim, era fundamental fazer um gesto na direção destes mesmos movimentos.

Acho também que este reposicionamento, porque dirigido ‘às mulheres’, ainda não é suficiente para afirmar de modo inequívoco seu alinhamento com nossas bandeiras amplas e diversas. E, ainda, ao assinalar padrões ‘conservadores’ de definições de feminilidades (mães, filhas etc), e utilizando a palavra ‘sagrado’ em uma frase que não a requisitava, demonstra que ainda haverá muito por que devemos lutar na esfera discursiva – e, possivelmente, na gestão do governo e suas políticas públicas. Lamentavelmente, não houve qualquer movimento de reconhecimento das diferentes correntes, demandas e sujeit@s políticos que constituem os movimentos de mulheres.

Por outro lado, mostra um desejo de alinhamento, diante da forte afirmação da sociedade (expressa nos votos para Dilma e Marina) de sua opção por uma mulher na Presidência. 

Por fim, vejo que este alinhamento assinala também seu reconhecimento das condições desiguais que se interpõem e que poderão se colocar como entrave ao seu pleno exercício da Presidência. E que conta conosco – todas as mulheres – para minorar estes entraves através do suporte político.”

Contato

juremawerneckJurema Werneck – médica 
Coordenadora-geral da ONG Criola
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2518-6194/ 2518-7964  
[email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas