07/07/2010 – Partidos usam laranjas para cumprir exigência (Globo)

08 de julho, 2010

(O Globo) Segundo apurou a reportagem de O Globo, foram encontradas fraudes grosseiras na inscrição obrigatória de 30% de mulheres na lista de candidatos registrados por partidos do Rio de Janeiro no Tribunal Regional Eleitoral.

A Lei nº 12.034, que disciplina as eleições deste ano, estabelece que os partidos poderão concorrer com o teto de candidatos de, no máximo, uma vez e meia o número de vagas disponíveis para o caso dos partidos e duas vezes no caso das coligações.

“Bonequinhas desenhadas no lugar de fotos em requerimentos sem a documentação obrigatória. A exigência de, no mínimo, 30% de mulheres nas listas de candidatos às eleições de outubro teria levado pelo menos dois partidos no Rio a incluir ‘laranjas’ na relação entregue ao Tribunal Regional Eleitoral na segunda-feira, prazo final de inscrição. A suposta fraude foi detectada pela procuradora regional eleitoral, Silvana Batini, em exame preliminar das nominadas. Silvana disse que as fraudes encontradas nas listas do PT e do PHS, de tão ‘grosseiras’, já justificam pedidos de impugnação das duas listas: – O prazo de impugnação só começa a correr amanhã (hoje), mas a fraude, nesses casos, dispensa a necessidade de uma análise mais apurada.”

O presidente regional do PT, deputado federal Luiz Sérgio, declarou que a mudança na lei surpreendeu todos os partidos: “Antes, era uma reserva. Agora, tornou-se obrigatória. Tivemos dificuldades até mesmo de convencer as mulheres do partido a se candidatar. Eu, inclusive, convenci a minha secretária, que iria trabalhar na minha campanha, a concorrer”,  contou o deputado, que garantiu que as candidatas não são laranjas.

Elizabeth Silveira, da executiva nacional do PSH, reconheceu a falta de dados e fotos das candidatas, mas prometeu que a documentação será regularizada dentro do prazo legal.

Acesse na íntegraPartidos usam laranjas para cumprir exigência (O Globo – 07/07/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas