Campanha Mais Mulheres na Política será lançada em Pernambuco

02 de setembro, 2015

(Vermelho, 02/09/2015) Nesta quinta-feira (3), será lançada em Pernambuco a campanha por Mais Mulheres na Política. A finalidade da campanha é assegurar maior igualdade entre homens e mulheres na sociedade, aumentando a participação feminina nos espaços de poder. O encontro chega a Pernambuco por iniciativa da deputada Luciana Santos – única mulher na bancada pernambucana no Congresso Nacional.

O evento acontecerá, às 16 horas, no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas do Estado de Pernambuco e contará com a participação de parlamentares de diversos municípios pernambucanos, além de movimentos sociais e entidades ligadas a esta causa.

O lançamento é resultado de uma articulação iniciada em março, pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado, liderada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), com o apoio da deputada federal e presidenta do PCdoB, Luciana Santos.

Para o lançamento da campanha em Pernambuco são esperadas cerca de 300 convidadas, entre deputadas federais e estaduais, senadoras, vereadoras, gestoras e ativistas dos movimentos sociais e de mulheres.

Atualmente, as mulheres ainda ocupam apenas 13% das vagas nos parlamentos no País. O objetivo da campanha é garantir que, com a reforma política, cada gênero ocupe pelo menos 30% das cadeiras nos parlamentos. Em um futuro próximo, a senadora espera contribuir para aumentar este percentual para 50%, promovendo um espaço ainda mais igualitário para ambos os gêneros, tanto no Congresso Nacional, quanto nos parlamentos estaduais e municipais.

“Somente assim os direitos de ambos os gêneros poderão ser garantidos de forma mais equiparada. Não é fácil, porque as mulheres são de partidos diferentes, têm ideologias diferentes. Temos que separar a nossa bandeira desses outros debates, de forma suprapartidária”, ressalta Vanessa.

Mesmo com a minirreforma eleitoral, segundo a qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve garantir que os partidos destinem ao menos 30% das vagas eleitorais para candidatas mulheres e incentiva candidaturas femininas, os partidos políticos ainda não conseguiram atingir a cota mínima por sigla ou coligação. Este fato reforça a preocupação e necessidade de superar tais desafios para maior participação da mulher nos parlamentos brasileiros. Além disso, a minirreforma garantiu apenas que 30% das vagas para candidaturas sejam destinadas às mulheres, o que não garante a eleição desse mesmo percentual.

A campanha conta ainda com um manifesto intitulado “Por uma reforma que garanta mais mulheres no Parlamento”, cartazes e um jingle produzido com letra e música de Paulo Marinho e interpretação da cantora Márcia Siqueira, ambos amazonenses.

Acesse no site de origem: Campanha Mais Mulheres na Política será lançada em Pernambuco (Vermelho, 02/09/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas