Na Assembleia-Geral da CSW, Brasil defende trabalho decente para todas as mulheres

15 de março, 2017

Representantes dos países das Nações Unidas estão reunidos em Nova York (EUA) para discutir as desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Na tarde dessa quarta-feira (15), na Assembleia-Geral do evento, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM/MDH), Fátima Pelaes, chefe da delegação brasileira, o acesso das mulheres ao trabalho decente.

(SPM/MDH, 15/03/2017 – acesse no site de origem)

“O governo brasileiro tem se esforçado para aumentar o acesso das mulheres ao trabalho decente. Uma das mais bem sucedidas iniciativas foi a alteração institucional que regula o trabalho doméstico. Estamos também envidando os maiores esforços para ratificarmos em breve a Convenção 189 da OIT”, afirmou em seu discurso.

Leia também: Em encontro mundial de mulheres, o Brasil defende diálogo estreito com a sociedade

Fátima Pelaes, que esteve acompanhada na plenária por parlamentares e representantes da sociedade civil e do governo, ressaltou algumas iniciativas brasileiras na promoção do trabalho decente, como a capacitação de mulheres egressas do sistema prisional e o incentivo as empresas públicas e privadas na promoção dos direitos das mulheres, por meio do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

“Apesar de todos esses avanços, reconhecemos que a desigualdade de gênero no mundo do trabalho em transformação é um problema que persiste no Brasil. Para mudar essa realidade o governo brasileiro reconhece a importância da participação da sociedade civil, especialmente dos movimentos de mulheres e feministas, para superar as barreiras estruturais de acesso as mulheres ao trabalho decente e superar a persistência de discriminação no mercado de trabalho”.

Para garantir avanços, a secretária afirmou que o Brasil caminha na direção de ampliar as ações, de forma a “reconhecer, reduzir e redistribuir o trabalho não remunerado”, de promover uma educação que reflita sobre igualdade entre mulheres e homens, que amplie o acesso a profissões  ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática e a divisão sexual do trabalho.

“Nós continuaremos a lutar, não apenas para proteger os direitos já conquistados, mas avançarmos ainda mais. Queremos o mesmo salário entre mulheres e homens para trabalhos de igual valor nos âmbitos público e privado, queremos o fim de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres no ambiente de trabalho”, defendeu.

CSW

O maior evento de políticas para as mulheres, a Comissão sobre o Status da Mulher (CSW, sigla em inglês) acontece até o dia 24 e reúne representantes e ministras e ministros de mulheres dos estados membros das Nações Unidas (ONU).  A CSW se concentra nos direitos das mulheres e na capacitação, na medida em que constrói consenso para recomendações políticas acionáveis.

De acordo com a ONU Mulheres, o tema prioritário da maior reunião intergovernamental deste ano é “O empoderamento econômico das mulheres no mundo do trabalho em mudança”. Também está revisando os desafios e realizações para mulheres e meninas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ( ODMs ) .

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião