Ministra das Mulheres conversou com governador e movimentos feministas sobre a violência de gênero durante a calamidade
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, cumpriu uma agenda no Rio Grande do Sul, neste domingo (12), para discutir a questão da violência contra as mulheres e as denúncias que chegaram no ministério por conta da situação de emergência do estado em função das enchentes. Foram realizadas reuniões para avaliar as providências do governo estadual e das prefeituras para coibir violência de gênero contra mulheres e crianças, além de conversa com movimentos feministas.
A agenda iniciou ainda pela manhã, quando Cida teve audiência com o governador Eduardo Leite (PSDB) para definir prazos, protocolos, diretrizes e ações para o atendimento das mulheres e meninas, que sofrem desproporcionalmente violências e violações em períodos de crise climática. Ela expôs a necessidade de agir com esse público em diferentes áreas, para garantir proteção e assistência adequadas.
À tarde, Cida foi até a Secretaria de Justiça e Cidadania para se reunir com a Secretaria de Mulheres e o Conselho Estadual de Mulheres. Lá ela ouviu relatos de movimentos feministas sobre o que tem acontecido nos abrigos, para embasar decisões e encaminhamentos. Depois a ministra concedeu coletiva de imprensa.