Marielle Franco protagoniza campanha mundial de direitos humanos

10 de outubro, 2018

‘Escreva por Direitos’ foi lançada nesta quarta-feira pela Anistia Internacional. Vereadora representa ‘mulheres que levantam suas vozes contra as injustiças’.

(G1, 10/10/2018 – acesse no site de origem)

A Anistia Internacional lança, nesta quarta-feira (10), a campanha Escreva por Direitos (Write for Rights) em todo o mundo. Foram selecionadas nove mulheres e uma comunidade no Quênia para representar, com foco na questão do gênero, a defesa dos direitos humanos. Dentre elas, a vereadora Marielle Franco, assassinada em março.

De acordo com a Anistia, Marielle Franco é a exceção: todas as demais protagonistas “seguem atuando em seus países, muitas em situação de risco”. A campanha destaca a discriminação, o abuso, a intimidação e a violência que afetam de forma desproporcional as mulheres, conforme documento veiculado pela organização.

“A campanha irá mobilizar pessoas no mundo todo em apoio a estas ativistas, dando visibilidade aos casos e celebrando o papel destas mulheres que levantam suas vozes contra as injustiças e lideram processos de transformação em seus países”, diz o texto distribuído pela Anistia.

A campanha termina no Dia das Mulheres de 2019, em 8 de março. Todos os anos, a organização convida ativistas a escreverem cartas para tentar reverter casos de violações de direitos humanos em todo o mundo. A primeira Maratona de Cartas, como é chamada, ocorreu em 2001 e gerou milhares de cartas pela libertação de pessoas presas injustamente em diversos países.

No site da campanha http://www.escrevapordireitos.anistia.org.br/são descritos caso a caso e é possível participar. O processo envolve também profissionais da educação, que podem dar aulas temáticas em escolas ou eventos públicos sobre direitos humanos. Através do site, também é possível assistir aos seminários.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas