Instituições de Justiça de 22 países alertam para aumento da violência contra mulher na América Latina e no Caribe

07 de dezembro, 2021

Crises migratória e carcerária equatoriana também preocupam

(O Globo | 07/12/2021 | Por Natália Bosco)

BRASÍLIA — A Federação Iberoamericana de Ombudsman (FIO) divulgou três comunicados para as autoridades públicas da América Latina e do Caribe, alertando para o aumento da violência de gênero durante a pandemia. Os documentos — resultado do 25º congresso da FIO, promovido no fim de novembro na República Dominicana — são assinados por instituições ligadas à Justiça em 22 países e tratam ainda da crise de pessoas refugiadas e a população carcerária no Equador.

Um dos documentos foi elaborado em comemoração ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. No texto, defensores dos direitos humanos registram o aumento considerável nos casos de violência de gênero durante a pandemia e ressaltam a necessidade de os governos prevenirem, investigarem e punirem casos de agressões.

O comunicado traz pede aos governantes “que reconheçam e tornem visível a divisão desigual do trabalho assistencial e do trabalho doméstico não remunerado, nas estratégias de resposta econômica e de saúde pública à emergência”.

Os outros dois documentos tratam sobre as crises migratória e carcerária equatoriana. No primeiro tema, as instituições de Justiça alertam sobre a importância da definição de estratégias conjuntas que tratem do deslocamento forçado na região da América Latina e do Caribe.

Acesse a matéria no completa no site de origem

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas