Livro organizado por pesquisadoras da UnB aborda violência contra as mulheres nas universidades

18 de março, 2022

(UnB Notícias| 17/03/2022 | Por Erika Suzuki)

As pesquisadoras Valeska Zanello, Tânia Mara de Almeida, Ana Paula Antunes e Tatiane Duarte, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, apresentaram, em encontro virtual nesta quarta-feira (16), o livro Panoramas da violência contra mulheres nas universidades brasileiras e latino-americanas, publicado este ano pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube, o evento faz parte da programação do #8MUnB2022, promovida pela Universidade em comemoração ao mês da mulher.

Dedicado à memória da professora emérita Lourdes Bandeira, uma das referências em estudos sobre gênero falecida em setembro de 2021, o livro reúne 18 artigos – incluindo um assinado pela docente como coautora – com estudos de casos e resultados de pesquisas sobre assédio sexual em universidades no Brasil e em outros países, como Colômbia, Chile e Uruguai. “Esse tema perpassa diferentes sociedades, até aquelas com alto índice de desenvolvimento humano, baixa violência urbana e direitos individuais consolidados”, apontou Tânia.

“A reprodução do machismo e do sexismo está presente na universidade. Esse é um tema que a gente precisa enfrentar”, disse Valeska, que é professora do Instituto de Psicologia da UnB e contribuiu com capítulo que aborda o assédio sexual de professores contra alunas.

Acesse a matéria completa no site de origem

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas