(Folha de S.Paulo) Casos de ‘revenge porn’ acabam em linchamento moral de mulheres no país. Polícia investiga vazamento de imagens de duas adolescentes brasileiras, de 16 e 17 anos, que se suicidaram
O “revenge porn” –vingança pornô, em inglês–, prática até então conhecida dos brasileiros por notícias de países como Estados Unidos, chegou de vez ao Brasil.
E já pode ter feito vítimas.
Vídeos e fotos sensuais gravados na intimidade do casal são compartilhados na internet para causar humilhação pública a uma das partes. Assim, as vítimas são expostas ao linchamento moral dentro e fora das redes, e os agressores ficam preservados pelo anonimato virtual.
Pesquisa ainda inédita da ONG Safernet, realizada com quase 3.000 pessoas de 9 a 23 anos, mostra que 20% já receberam textos ou imagens eróticas de amigos e conhecidos e 6% já repassaram esse tipo de conteúdo –a maioria o fez mais de cinco vezes.
Uma vez que ocorre o vazamento desse conteúdo, é quase impossível parar sua propagação, diz o presidente da Safernet Brasil, Thiago Tavares.
Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: Exposição sexual na rede se alastra e causa vítimas (Folha de S.Paulo – 01/12/2013)