03/12/2013 – ONU e governo brasileiro apoiam vítimas de violência sexual na RD Congo

03 de dezembro, 2013

(ONU Brasil) Sarah (*) é uma das sobreviventes de um ataque por grupos armados no território de Shabunda, em Kivu do Sul, na República Democrática do Congo (RDC). Ela conta que o trauma a levou a abandonar a escola e parar de trabalhar. Sarah, como muitas das vítimas de violência sexual, foi abandonada pelo marido após o ataque.

De acordo com um relatório da ONU, entre dezembro de 2011 e novembro de 2012 764 pessoas foram vítimas de violência sexual: 242 casos foram notificados na província Orientale, 278 no Kivu do Norte e 244 no Kivu do Sul. A violência sexual contra as mulheres no contexto do conflito armado tem atormentado a RDC desde 1990.

O relatório indica que as atrocidades são de uma brutalidade inimaginável. As vidas que as vítimas tinham antes do ataque são em grande parte destruídas por conta do trauma e do estigma enfrentado em suas famílias e comunidades.

Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: ONU e governo brasileiro apoiam vítimas de violência sexual na RD Congo (ONU/BR – 03/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas