(Terra/Folha.com/O Estado de S. Paulo) O Sindicato dos Metroviários de São Paulo desistiu de pedir o fim da exibição do quadro Metrô Zorra Brasil, do programa Zorra Total. No entanto, o Sindicato passou a reivindicar o fim das cenas em que a personagem Janete sofre assédio sexual no vagão de metrô do humorístico da TV Globo.
“Estamos em campanha contra o assédio sexual nos transportes públicos. É um problema que tem crescido”, diz Marisa dos Santos Mendes, diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. –
Sindicato dos Metroviários de São Paulo formalizou o pedido de retirada do quadro “Metrô Zorra Total”
A Valéria está muito “bandida”? (Época – 05/10/2011)
Metroviários reclamam do ‘Zorra Total’ (O Estado de S. Paulo – 06/10/20110)
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República enviou carta de apoio ao Sindicato dos Metroviários de São Paulo, sobre sua denúncia contra o quadro “Metrô Zorra Brasil”.
“Parabenizamos a iniciativa e endossamos a necessidade de ações como esta que visam desconstruir discursos de uma cultura que, até camuflada no humor, perpetua a violência simbólica contra as mulheres”, diz o documento.
Leia a notícia na íntegra: Ministra apoia fim do quadro “Metrô Zorra Brasil”, por Alberto Pereira Jr. (Folha.com – 06/10/2011)