13/02/2011 – Jovens têm rotina de agressões nos namoros (Globo)

13 de fevereiro, 2011

(O Globo) Em muitos casos a violência sexual faz parte do namoro

“Agressão virou sinônimo de domínio nas relações amorosas de jovens do Recife. Para marcar território, casais com idades entre 15 e 19 anos recorrem à violência como forma de controle de parceiros e parceiras. Em muitos relacionamentos, a violência sexual faz parte do namoro e, na maioria dos casos, a vítima também passa a exercer o papel de agressora.”

É o que revela reportagem de Marcelo Remígio, com base em pesquisa realizada pela Fiocruz Pernambuco e pela escola Nacional de Saúde Pública com 290 estudantes de 11 escolas da rede pública de Recife. O levantamento mostrou que “67,3% dos casais admitiram já ter ocorrido violência sexual por parte de ambos os parceiros.”

A relação sexual forçada sob ameaça é mais comum quando o agressor é do sexo masculino (73,7%), mas adolescentes do sexo feminino também praticam violência (15,98%).

“O estudo mostra ainda que em 23,7% dos namoros a violência sexual é praticada somente pelos rapazes e em 9% pelas moças. Considerada como um ato de grau grave, a relação sexual forçada sob ameaça – de agressão física, de chantagem e até da colocação de fotos íntimas em sites de relacionamento na internet – é mais comum quando o agressor é um adolescentes do sexo masculino: 73,7%, contra 15,98% do feminino.”

Para pesquisador, há uma crise de valores

“De acordo com o pesquisador da Fiocruz e biomédico Eduardo Bezerra, o comportamento identificado nos jovens levará à formação de adultos cada vez mais agressivos, ao aumento da criminalidade e à concretização da banalização da violência. Bezerra ressalta que jovens que sofreram alguma ação de violência no local onde vivem, como assaltos ou brigas, têm o dobro de chances de as agressões influenciarem em suas relações.”

Violência começa com beijo forçado e vai aumentando

“Para o pesquisador, hoje a violência demonstrada pelos jovens começa com um ato de grau leve, como um beijo forçado, e vai aumentando gradativamente podendo chegar a estupros e brigas com agressões físicas e verbais. Segundo Bezerra, os jovens vão “testando os limites da violência” em suas relações.”

Acesse a matéria completa: Jovens têm rotina de agressões nos namoros (O Globo – 13/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas