16/06/2011 – Onda de estupros coletivos causa preocupação e polêmica religiosa no Irã (G1)

16 de junho, 2011

(Portal G1) Relatos de estupros coletivos praticados por gangues no Irã estão causando preocupação entre as mulheres. As autoridades do país culpam as vítimas por não usarem véus ou hijabs e por comportamento ‘não islâmico’.

Os casos recentes ganharam repercussão e os comentários oficiais despertaram indignação entre grupos de defesa das mulheres. 

“As que foram estupradas não eram dignas de elogio”, afirmou o imã de Khomeinishahr, Musa Salemi, em seu sermão. “Elas vieram para nossa cidade para festejar e provocaram os demais (os estupradores) ao beber vinho e dançar.”

O comandante da polícia local, Hossein Yardoosti, fez crítica semelhante: “Acho que a culpa é das famílias das mulheres violentadas, porque, se elas tivessem (usando) roupas apropriadas e se a música que ouviam não estivesse tão alta, os estupradores não teriam imaginado que (a festa) era um encontro depravado”.

Em entrevista ao serviço persa da BBC, a ativista e advogada iraniana Shadi Sadr advertiu que os comentários das autoridades poderiam ter “consequências nefastas” para a sociedade.

“Alguns comentaristas argumentam que a onda de crimes sexuais está relacionada à extraordinária tensão sexual latente entre a crescente população jovem do Irã, que passa a maior parte da sua vida separada por gêneros e com pouca interação social entre homens e mulheres”, diz a reportagem da BBC.

Veja a notícia na íntegra: Onda de estupros coletivos causa preocupação e polêmica religiosa no Irã (Portal G1 – 16/06/2011) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas