20/06/2013 – Violência contra mulheres causa “epidemia de saúde”, diz OMS

20 de junho, 2013

(Exame) Mais de um terço de todas as mulheres do mundo são vítimas de violência física ou sexual, o que representa um problema de saúde global com proporções epidêmicas, disse um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira.

A grande maioria das mulheres sofre agressões e abusos de seus maridos ou namorados, e sofrem problemas de saúde comuns que incluem ossos quebrados, contusões, complicações na gravidez, depressão e outras doenças mentais, diz o relatório.

“Esta é uma realidade cotidiana para muitas, muitas mulheres”, disse Charlotte Watts, especialista em política de saúde na Escola de Higiene & Medicina Tropical de Londres e uma dos autores do relatório, em entrevista à Reuters.

O relatório, uma co-autoria de Watts e Claudia Garcia-Moreno, da OMS, concluiu que quase dois quintos (38 por cento) de todas as mulheres vítimas de homicídio foram assassinadas por seus parceiros, e 42 por cento das mulheres que foram vítimas de violência física ou sexual por parte de um parceiro sofreram lesões como consequência.

Para ler na íntegra, clique aqui

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas