25/11/2011 – Ligue 180 vai atender brasileiras vítimas de violência no exterior

25 de novembro, 2011

irinylopes300_ligue180_agbrasil(O Estado de S. Paulo/O Globo/Terra/Agência Brasil/SPM) A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 amplia seus serviços para assistir brasileiras em situação de risco na Espanha, em Portugal e na Itália. “É a primeira porta que se abre para as cidadãs fora do país, nesses três países”, afirma Jadelza de Andrade Araújo, coordenadora do Ligue 180, que explica que, assim como no Brasil, a ligação no exterior é gratuita e confidencial. Igualmente, o serviço atenderá durante as 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. 

“Esse é um programa para atender mulheres brasileiras fora do país, que são vitimizadas de formas diferentes. Mas o que as unifica é a necessidade de orientação e amparo para resolver seus problemas”, disse a ministra da Secretaria de Política para Mulheres, Iriny Lopes, no lançamento do serviço Ligue 180 Internacional, que tem como principal alvo as mulheres que sofrem maus-tratos de parceiros, são obrigadas a se prostituir, trabalham em condições precárias ou são “vítimas de organizações criminosas e foram sequestradas”.

“Há uma grande incidência de casos desse tipo envolvendo brasileira nesses três países. O projeto é piloto. Vamos consolidar e podemos expandir para outros países”, disse a ministra, citando os Estados Unidos como possível local para expansão. 

O Ligue 180 Internacional é uma parceria entre os Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Inicialmente, os Consulados do Porto e de Lisboa, em Portugal, Madri e Barcelona, na Espanha, e Milão e Roma, na Itália, estarão atuando no serviço.

“A ideia é estar disponível 24 horas. Antes havia o apoio prestado pelos serviços consulares, muitas vezes o pedido de ajuda não ocorria porque algumas mulheres ficavam constrangidas de relatar o que estavam passando. Agora haverá um atendimento só para elas”, afirma a chefe do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva. A diplomata explica que a orientação é para que as atendentes recebam as queixas e providenciem os encaminhamentos desejados pelas mulheres que fazem as reclamações. “O telefonema pode ser anônimo. Se a mulher não quiser fornecer detalhes por temor ou receio, a reclamação será feita da mesma forma”, esclarece Maria Luiza.

Como funcionará o Ligue 180 Internacional
As mulheres em situação de violência na Espanha devem ligar para 900 990 055, fazer a opção 3 e, em seguida, informar à atendente (em português) o número 61-3799.0180.

Em Portugal, devem ligar para 800 800 550, também fazer a opção 3 e informar o número 61-3799.0180.

E, na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 3 e, depois, informar o número 61-3799.018. O serviço da Central conta com a parceria do Ministério da Justiça e suporte de embaixadas e consulados.

A escolha dos países, segundo a coordenadora da Central, está relacionado ao grande número de mulheres nas comunidades brasileiras. Além da violência doméstica, são comuns casos de sequestro e tráfico de mulheres nestes países.

Leia na íntegra:  
Disque-denúncia cria serviço para brasileiras no exterior (O Estado de S. Paulo – 26/11/2011)
Brasileiras no exterior terão disque-denúncia contra violência (O Globo – 25/11/2011)
Governo lança disque-denúncia para brasileiras no exterior (Terra – 25/11/2011)
Brasileiras vítimas de violência no exterior ganham serviço de apoio (Agência Brasil – 25/11/2011)
Ligue 180 no exterior vai atender brasileiras na Espanha, Portugal e Itália (SPM – 23/11/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas