01/11/2013 – Projeto Quintas Femininas no Senado debate Lei Maria da Penha

01 de novembro, 2013

(Agência Senado) Vanessa abre Projeto Quintas Femininas ao lado de Márcia Teixeira (D) A promotora de Justiça e integrante do Conselho Nacional do Ministério Público Márcia Teixeira afirmou ontem que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) contribuiu para a correção de erros históricos na legislação brasileira, que priorizava os direitos dos costumes em detrimento dos direitos das mulheres no Código Penal e o pátrio poder em vez do poder familiar no Código Civil. Ela fez ontem a primeira palestra do Projeto Quintas Femininas, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado, que tem à frente Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em parceria com o órgão correspondente da Câmara dos Deputados.

Márcia frisou que o principal objetivo da lei não é punir, mas coibir e prevenir a violência, além de oferecer atenção às vítimas. Prova disso, de acordo com a promotora, é que apenas 4 dos 46 artigos da lei se referem à punição. Márcia também chamou a atenção para o fato de que a lei não pune o homem, mas o agressor.- Se o homem não é o agressor, não tem com o que se preocupar – disse.

Ela também afirmou que a Lei Maria da Penha se aplica apenas a mulheres adultas, em relações íntimas de afeto. Já homens, crianças, adolescentes e idosos devem se enquadrar em outras normas legais.

A promotora apresentou alguns dados, como a sétima colocação do Brasil ­entre 87 países no ranking de ­assassinato de mulheres.

Por sua vez, o assessor da Secretaria da Transparência do Senado, Thiago Cortez Costa, lembrou os resultados das pesquisas do DataSenado sobre o tema, realizadas a cada dois anos, apontando que 99% das mulheres já ouviram falar da lei e 19% admitiram já ter sofrido agressão. Em 65% dos casos, os agressores são os companheiros.

A procuradora da Mulher do Senado, Vanessa Grazziotin, também destacou a importância do combate à Violência Contra a Mulher, muitas vezes agredida no lar, onde mais deveria se sentir segura.

– A lei é muito boa, mas a gente tem que discutir se ela vem sendo aplicada e, se não vem, por quê – disse.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), coordenadora-adjunta da bancada feminina na Câmara, a violência é um processo que se repete.

– A violência doméstica não fica no universo de cada casa, ela extrapola, transborda, cria inclusive uma lógica que vai perpetuar ou perenizar as relações violentas – afirmou.

Na abertura do encontro, Vanessa Grazziotin informou que o Quintas Femininas terá palestras quinzenais sobre a inserção das mulheres na sociedade e a baixa representatividade da mulher no Parlamento.

Assista os vídeos

Vanessa Grazziotin explica objetivo das Quintas Femininas, que debate a Lei Maria da Penha

Secretário de Transparência fala de pesquisa realizada pelo Senado para avaliar a aplicação da Lei Maria da Penha

Pesquisa revela número e tipo de agressores informa Thiago Cortez Costa

Promotora de Justiça, Márcia Teixeira destaca abrangência da Lei Maria da Penha

Lei Maria da Penha define tipos de violência contra a mulher, mas não os crimes, explica promotora

Márcia Teixeira detalha dispositivos que definem beneficiários da Lei Maria da Penha

Lei Maria da Penha deve ser aplicada em violência contra travesti e transsexual, diz Márcia Teixeira

Deputada Erika Kokay condena atualidade de ‘violência e desumanização’

Acesse o PDF: Para promotora, Lei Maria da Penha corrige erros históricos (Jornal do Senado, 01/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas