Por que as mamas femininas representam uma ameaça?, por Silvia Maria

22 de fevereiro, 2022

(Carta Capital | 17/02/2022 | Por Silvia Maria)

Qual a mensagem transmitida ao público diante da imagem de duas mulheres levadas a uma delegacia algemadas pelos pés porque estavam curtindo a praia com as mamas expostas, onde estava sem constrangimento um homem sem camisa? Qual o impacto causado e que sentimentos são despertados?

Milhares de brasileiros se depararam com a notícia de que Ana Beatriz e sua amiga foram abordadas pela Polícia, no dia 29 de janeiro em uma praia. Fiquei imaginando a reação de quem presenciou e me perguntando o por que de as vítimas receberem solidariedade de um número restrito?

O que move alguém relaxando a beira mar, ligar para a Polícia, denunciando mulheres com as mamas amostra? Segundo relatos, havia um número excessivo de policiais fazendo parte da operação, que vou nomear como: “ Mulher que não se dá ao respeito, depois não reclame”. Nome escolhido dentre os comentários escritos repetidamente nos sites que divulgaram a notícia.

Exercer o poder através da violência é estratégia utilizada desde a colonização, para que corpos de pessoas não brancas e mulheres, sejam mantidos em um lugar de subalternidade, pois através do medo que gera, demonstra como serão punidas se ousarem transgredir.

Acesse a matéria completa no site de origem 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas