Somos todas mulheres de Queimadas (PB): acusado de ser o mentor de estupro coletivo vai a júri nesta quinta-feira

22 de setembro, 2014

(Marcha Mundial das Mulheres, 22/09/2014) Na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro acontecerá o júri de Eduardo dos Santos Pereira, o acusado de ser o mentor da barbárie ocorrida em Queimadas, na Paraíba, em fevereiro de 2012.

Nesta lamentável ocasião, cinco mulheres foram estupradas por dez homens – dentre eles três adolescentes. Duas delas foram assassinadas por reconhecerem os estupradores: Isabela Pajuçara (27 anos) e Michelle Domingos (29). O crime foi “oferecido” por Eduardo a seu irmão Luciano como presente de aniversário e planejado com ao menos uma semana de antecedência, havendo o conhecimento de todos os homens envolvidos. Um típico enredo de filme de terror: foram compradas cordas, fitas adesivas, máscaras entre outros acessórios para a tortura e destruição física dessas mulheres.

Ainda em 2012, seis dos autores foram condenados por estupro, cárcere privado e formação de quadrilha, a uma pena que se fosse somada corresponderia a 186 anos de prisão e os adolescentes envolvidos iniciaram o cumprimento das respectivas medidas sócio-educativas. O último réu a ser julgado é Eduardo dos Santos Pereira, acusado de ter sido o idealizador do crime e executor das vítimas assassinadas.

Estupros coletivos, como o acontecido em Queimadas, são manifestações extremas do machismo. Desde então, infelizmente, outras notícias de violências deste tipo continuaram a aparecer na mídia: a acusação da Banda New Hit na Bahia, os casos ocorridos na Índia, entre outros tantos. Além disso, o contexto de violência contra as mulheres na cidade de Queimadas é crítico; no mesmo ano ocorreu o estupro e assassinato da estudante Ana Alice de Macedo (16 anos).

Desde que a Marcha Mundial das Mulheres começou atuar no caso – há dois anos e meio – verifica-se relatos constantes de uma cultura de violência combinada com silêncio e medo em Queimadas. Exemplo disso é que ainda hoje as famílias das vítimas são hostilizadas na cidade por pessoas ligadas aos autores do crime. Existe um discurso violento e depreciativo que busca legitimar essa barbárie, ao sugerir que as vítimas fossem prostitutas ou que mereceriam o acontecido por simplesmente terem comparecido à suposta festa de aniversário num domingo à noite!

Apesar da pouca atenção da imprensa, os movimentos feministas e de mulheres foram fundamentais para dar visibilidade ao caso, pressionar e demonstrar a indignação diante da violência contra as mulheres, fato reconhecido pelas famílias das vítimas.

Em memória das mulheres brutalmente assassinadas e em defesa da vida de todas nós, é importante que este crime não seja esquecido, e gritemos ao mundo que jamais permitiremos que a violência contra as mulheres seja naturalizada. Para isso, as mulheres pedem que todas e todos possam utilizar as redes sociais dizendo:

#SOMOSTODASMULHERESDEQUEIMADAS
QUEREMOS #JUSTIÇAPARAASMULHERESDEQUEIMADAS

Para entender mais sobre o crime veja o vídeo exibido no Programa do Fantástico em 19/02/12:

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas