Unicef alerta para falta de proteção de meninas vítimas de abusos no Paraguai

07 de maio, 2015

(Agência Brasil, 07/05/2015) O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou para a falta de proteção das meninas vítimas de abusos sexuais no Paraguai, no momento em que se discute o caso de uma garota, abusada pelo padrasto, que engravidou aos 10 anos.

“No Paraguai, há, todos os dias, duas meninas com idades entre 10 anos e 14 anos dão à luz”, disse Andrea Cid, integrante do Unicef no país.

“Esses casos são consequência de abusos sexuais e, na maioria das situações, são repetidos em relação aos quais as vítimas não recebem a proteção oportuna e apropriada”, explicou a especialista das Nações Unidas.

Na sua opinião, por detrás desta situação dramática há um problema de política pública: o reduzido orçamento destinado à educação no Paraguai, um fator que agrava a vulnerabilidade das garotas.

“Enquanto outros países da região reservam 7% a 8% do seu orçamento para a educação, o Paraguai não ultrapassa os 4%”, o que resulta “numa infância sem proteção, em perigo permanente.”

O mais recente escândalo, revelado em abril, está relacionado à gravidez de uma garota de 10 anos, abusada pelo marido da mãe.

Grávida de 23 semanas, a menina está atualmente no hospital onde é assistida por médicos, psicólogos e psiquiatras.

O padrasto, Gilberto Benitez Zarate, de 42 anos, é procurado pela polícia, e a mãe foi detida, acusada de negligência e obstrução à Justiça, após ter prestado falsas informações sobre o marido.

Edição: Talita Cavalcante

Acesse no site de origem: Unicef alerta para falta de proteção de meninas vítimas de abusos no Paraguai (Agência Brasil, 07/05/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas