Brasil teve mais de 30 mil denúncias de mulheres vítimas de violência doméstica no campo em 2022

8M Marcha das Mulheres Rio de Janeiro RJ Fot Mídia Ninja

Marcha das Mulheres no Dia Internacional das Mulheres no Rio de Janeiro/RJ. Foto: Mídia Ninja

24 de julho, 2023 g1 Por Paula Salati e Vivian Souza

Levantamento exclusivo do g1 mostra que menos da metade dos estados especificam, no Boletim de Ocorrência, que os crimes ocorreram em uma zona rural.

Em 2022, o Brasil teve pelo menos 32.448 denúncias de mulheres que foram vítimas de violência doméstica e familiar em zonas rurais, aponta levantamento exclusivo feito pelo g1, com dados de Secretarias de Segurança Pública dos estados e Distrito Federal (DF).

Os números, no entanto, devem ser bem maiores. Primeiro porque nem todos os estados especificam, no Boletim de Ocorrência, que os crimes ocorreram em área rural. E as formas de organizar os dados variam (veja abaixo).

Outro problema é que, “nas áreas rurais, há uma subnotificação absurda dos casos de violência doméstica”, destaca a pesquisadora e policial militar Juliana Lemes da Cruz, que é conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e estuda o tema no Vale do Mucuri, no nordeste de Minas Gerais.

Isolamento, vergonha, distância de serviços de saúde e segurança e medo de denunciar são alguns dos fatores que desincentivam as vítimas a buscar ajuda, afirma Juliana.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Saiba mais: Violência doméstica no campo: isolamento, longas distâncias, vergonha… o que impede mulheres de denunciar e receber atendimento.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas