“A violência política tem gênero”, diz vereadora cassada em SC por denunciar saudação nazista

Mulheres Política Violência Representatividade Gênero Cotas_Foto Lula Marques/FotosPúblicas

Foto: Lula Marques/FotosPúblicas

09 de fevereiro, 2023 Brasil de Fato Por Caroline Oliveira

Em entrevista ao BdF, Maria Tereza Capra (PT) disse que vai lutar pelo mandato, cassado em votação no último sábado

A agora ex-vereadora Maria Tereza Capra (PT) de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, irá recorrer da decisão que cassou seu mandato, na madrugada do último sábado (4).

Por 10 votos a um, com uma abstenção, os vereadores da Câmara do município, que fica 730 quilômetros a oeste de Florianópolis, decidiram invalidar o mandato da petista por quebra de decoro parlamentar. Os parlamentares do município que tem pouco mais de 40 mil habitantes entenderam que Capra utilizou as suas redes sociais para difamar catarinenses.

Na verdade, a ex-vereadora se posicionou contra um grupo de bolsonaristas que, em 2 de novembro, fez uma saudação nazista enquanto bloqueavam uma rodovia para questionar o resultado da eleição que derrotou Jair Bolsonaro.

Além de buscar recuperar o mandato que conquistou nas urnas, a defesa da petista aguarda medidas para garantir a investigação, a identificação e a punição dos responsáveis por ameaças dirigidas à ex-deputada e aliadas.

“Nós vamos recorrer, independentemente de qualquer outra situação que aconteça, porque eu quero reaver o mandato”, afirmou Capra ao Brasil de Fato. “É desmedido. Nós não somos da categoria que se acham os donos do poder. É preciso muita luta e resistência para a gente prosseguir.”

“Em relação às ameaças, já fiz registro policial, já encaminhei ao Ministério dos Direitos Humanos, já encaminhei ao Ministério da Justiça e agora estamos aguardando as providências que serão tomadas para garantir a minha segurança”, disse.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas