Advogados de agressores anexam fotos de vítimas de estupro usando biquíni, e defensoras denunciam ‘violência simbólica’ e falta de ética

Cartaz Quero um dia sem estupro George Campos USP Imagens

Cartaz “Quero um dia sem estupro”. Foto: George Campos / USP Imagens

23 de fevereiro, 2023 g1 Por Gustavo Honório

‘Finalidade argumentativa das imagens é dizer que a vítima não parece suficientemente triste, deprimida ou com estresse pós-traumático’, apontou Maira Pinheiro, advogada criminal e dos direitos das mulheres. Promotora argumenta que tática da defesa é absurda e inaceitável.

 

Advogadas criminalistas de São Paulo que atuam na defesa de vítimas de violência sexual e de gênero denunciam que advogados de acusados têm anexado fotos das mulheres vestidas de biquíni em processos penais com o objetivo de descredibilizar as vítimas.

“A finalidade argumentativa dessas fotos era dizer que a vítima não parecia suficientemente triste, deprimida, com estresse pós-traumático por ter postado fotos de biquíni”, apontou Maira Pinheiro, advogada criminal e dos direitos das mulheres.

A defensora conta que, na última semana, atuou em três casos de violência contra a mulher — sendo dois de estupro e um de lesão corporal e cárcere privado — em que a defesa dos agressores utilizou essa mesma linha de defesa.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas