‘Crianças não têm noção do que é ou não abuso’, diz educadora a respeito da importância da educação sexual nas escolas

03 de março, 2022

(O Globo| 02/03/2022 | Por Luísa Marzullo)

O conhecimento do próprio corpo é importante na prevenção e identificação de abusos sexuais. Quem explica é a educadora em sexualidade Açucena Barroso, que diz que casos como o da jovem de Acaraú, no Ceará, que denunciou o primo por estupro após assistir a uma palestra de educação sexual, poderiam ser mais comuns se crianças fossem ensinadas desde cedo sobre o tema e sobre a importância de não serem intimamente tocadas.

– O autoconhecimento é essencial em todas as faixas-etárias. Quando levamos informação, esse tipo de denúncia se torna possível. As crianças não têm noção do que é ou não abuso, por isso é tão necessário que as escolas tenham palestras e aulas sobre o assunto – ressalta a especialista.

No último dia 17 de fevereiro, um homem de 23 anos foi preso em Acaraú, no Ceará, após sua prima, hoje com 16 anos, denunciá-lo por abusos cometidos entre 2017 e 2018. O caso da jovem, que repercutiu nas redes sociais e veículos de comunicação, foi possível graças uma palestra a que ela assistiu e que a fez identificar como violência o que havia sofrido na infância.

Acesse a matéria completa no site de origem 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas