Meios de comunicação franceses assinam pacto anti-sexismo e assédio sexual

13 de março, 2019

Vinte grupos de comunicação franceses assinaram nesta quarta-feira (13) uma carta de boa conduta contra o assédio sexual e o comportamento sexista nas redações. O documento surge semanas depois da revelação de um escândalo envolvendo vários jornalistas e comunicadores. Um grupo de profissionais da área conhecido como “Liga do LOL” assediava diversas minorias e principalmente mulheres jovens na internet.

(RFI, 13/03/2019 – acesse no site de origem)

France Televisions, Disney, TF1, Canal +, M6, Lagardere, Mediawan, Radio France, Havas e SFR, entre outros, assinaram, no Ministério da Cultura, esta carta elaborada pela associação “Pelas mulheres nos meios de comunicação”. A fundadora da associação, Françoise Laborde, se disse contente que essas mídias “assinem um compromisso feminista” já que “durante anos o sexismo recorrente nas redações não chocou ninguém”.

Os meios de comunicação que assinam o documento se comprometem a informar seus funcionários, criar um sistema de escuta e apoio às vítimas e a compartilhar suas melhores práticas. “Coletivamente, nós temos o dever de estar mais atentos, mais vigilantes em todas as empresas, especialmente nos meios de comunicação, porque isso está acontecendo diante de nossos olhos”, disse o ministro francês da Cultura Franck Riester.

“As vítimas não estão mais sozinhas”, prega o documento, que estabelece ainda que “elas não são julgadas, são ouvidas, os fatos não são minimizados, a confidencialidade é preservada e elas podem ser ajudadas sem serem ameaçadas profissionalmente.”

Diversos relatos de assédio em redações

Uma pesquisa on-line realizada no início de março por grupos feministas revelou a existência de muitas violências sexistas e sexuais na mídia. A ação também coletou depoimentos anônimos. Casos na Europe 1, RMC e no Le Monde foram divulgados nos últimos dias.

Nesta quarta-feira, uma pesquisa realizada pelo jornal Libération mostra ainda a atmosfera sexista e misógina que prevaleceu durante anos na filial francesa do veículo norte-americano Vice.

Essas revelações acontecem pouco mais de um mês depois da divulgação da existência da auto-intitulada “Liga do LOL”, um grupo online de profissionais de comunicação dedicado ao assédio de mulheres e minorias nas redes sociais. LOL, em inglês, quer dizer “Laughing Out Loud”, algo como “Rindo alto”, em português.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas