O Brasil é um país onde crianças são as principais vítimas de violência sexual. Dos estupros registrados em todo o território nacional, 61,3% são cometidos contra menores de 13 anos
A campanha Faça Bonito — uma mobilização nacional para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes — lembra que para combater a barbárie “é preciso conhecer bem o problema”. Estamos muito longe dessa consciência. Os abusos contra meninos e meninas ainda são mantidos sob o manto da invisibilidade. Predomina por aqui a cultura do silêncio, e o poder público tampouco atua efetivamente contra a perversidade.
O Brasil é um país onde crianças são as principais vítimas de violência sexual. Dos estupros registrados em todo o território nacional, 61,3% são cometidos contra menores de 13 anos, o que significa mais de quatro meninos ou meninas abusados sexualmente por hora. E o crime tem um padrão ainda mais covarde: em 82,5% dos casos, os agressores são pessoas conhecidas e da confiança das vítimas, a maioria familiares ou parentes. Os dados são do Instituto Liberta com base em levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2022.