15/06/2011 – Menores de idade, gays e travestis agora poderão doar sangue

15 de junho, 2011

(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo/Globo.com) O Ministério da Saúde autorizou os hemocentros a receber doações de jovens de 16 e 17 anos – com autorização dos responsáveis- e a não considerar a orientação sexual como critério de seleção de doadores. As doações só eram permitidas a maiores de 18 anos e a orientação sexual fazia parte do questionário aplicado em centros de triagem de doadores.

A portaria também aumenta de 65 para 68 anos a idade limite para a doação. O objetivo é elevar o percentual de doadores entre os brasileiros, de 1,9% para 2,11%.

Apesar de a orientação sexual não ser mais critério para selecionar doadores, na prática ainda há restrição entre homossexuais e bissexuais: homem que tenha feito sexo com outro homem nos últimos 12 meses continua impedido de doar.


Não é o fato de ser homossexual que pode motivar uma eventual recusa à doação de sangue, mas o fato de ter ocorrido uma relação sexual considerada de risco elevado. “É o mesmo princípio que existe para quem faz tatuagem. É preciso aguardar um período para que ele possa novamente fazer a doação. É um critério técnico para assegurar a segurança do sangue usado nas transfusões no País”,  diz o coordenador nacional da política de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez.  

Leia mais:
Menores de idade e gays agora poderão doar sangue (Folha de S.Paulo – 15/06/2011) 
Governo amplia faixa etária para doação de sangue (O Estado de S. Paulo – 15/06/2011)    
Governo amplia faixa etária para doação de sangue (Globo.com – 14/06/2011)    

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas