Voltado para jornalistas, estudantes e profissionais de Comunicação e imprensa, o evento propõe reflexões e exercício prático da elaboração de pauta
O Observatório de Comunicação e Desigualdades de Gênero (Pauta Gênero) promove na próxima quarta-feira, dia 06 de julho, a oficina gratuita e online Pautas Feministas. O evento online será a partir das 19h30 (horário de Cuiabá, 20h30 no horário de Brasília). Inscreva-se até dia 05 de julho. Voltada para jornalistas, estudantes de comunicação e outros profissionais que atuam na imprensa, a formação será ministrada pela professora, doutora em Ciências da Comunicação e jornalista, Tássia Becker Alexandre, e pela mestranda em Comunicação e jornalista, Nara Assis, ambas integrantes do Pauta Gênero. A atividade terá certificação aos participantes, com total de 2h.
A oficina tem objetivo de abordar como utilizar conceitos feministas e de gênero dentro das redações para a construção e produção de conteúdos jornalísticos, estimular a reflexão em relação às pautas consideradas “femininas”, além de propor um exercício prático.
Segundo Nara Assis, a ideia da oficina é contribuir com a reflexão sobre o processo de elaboração e produção das pautas no jornalismo. “A partir de conteúdos que inspiram algumas de nossas análises do Pauta Gênero, somos instigadas a questionar a forma como as mulheres e o público LGBTI+ são geralmente representados pelo jornalismo, e em que ocasiões estas pessoas são selecionadas como fontes, por exemplo. Esses são alguns temas que nos propomos a debater”, explica.
Outras informações sobre a oficina podem ser obtidas pelo endereço de e-mail: [email protected].
O Pauta Gênero
O Pauta Gênero – Observatório de Comunicação e Desigualdades de Gênero é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que reúne estudantes de graduação, pós-graduação, docentes do Departamento de Comunicação Social, bem como acadêmicas e jornalistas. O projeto propõe observar criticamente os meios e processos comunicativos sobre as desigualdades de gênero na sociedade. As atividades se concentram em análises sobre gênero e sexualidade, assim como produção de conteúdo para mídias digitais com as mesmas temáticas, além do monitoramento dos meios de comunicação em âmbito estadual e nacional. Para conhecer mais sobre o Pauta Gênero acesse o blog projeto e o perfil no Instagram (@pautagenero).