Secretário geral das Nações Unidas, Antônio Guterres chamou a atenção para retrocessos nos direitos das mulheres em várias partes do mundo
Décadas de avanços nos direitos das mulheres estão retrocedendo e o mundo está a centenas de anos de alcançar a igualdade de gênero, de acordo com as Nações Unidas.
Falando à Comissão Sobre a Situação das Mulheres das Nações Unidas (United Nations Commission of Women) na segunda-feira, 6, o secretário geral da ONU, Antonio Guterres, disse que a igualdade de gênero está “desaparecendo diante de nossos olhos”.
Guterres chamou atenção especial para o Afeganistão, onde ele disse que meninas e mulheres “foram apagadas da vida pública” após o retorno do Taleban ao domínio. O regime barrou essas mulheres de algumas escolas e universidades e o Taleban invalidou divórcios, fazendo com que mulheres tivessem de se casar novamente. Muitas passaram a ser consideradas adúlteras e fugiram, conforme informou o jorna americano The Washington Post este mês. O Taleban também bloqueou muitas trabalhadoras humanitárias, colocando em risco programas de ajuda importantes, incluindo aqueles supervisionados pela ONU.