Quem já fez uma reportagem ou algum conteúdo mais aprofundado sobre aborto já deve ter percebido o quanto pode ser complexo encontrar os dados e as informações necessárias. Há muitos estudos, levantamentos, estatísticas e trabalhos de qualidade disponíveis, mas eles estão espalhados em diferentes plataformas, muitas vezes inacessíveis. Pensando nisso, AzMina desenvolveu o site AbortoNoBrasil.Info para reunir tudo sobre o tema num mesmo lugar e ajudar, sobretudo, as pessoas que não são familiarizadas com produções sobre direitos reprodutivos.
Narrativas bem fundamentadas contribuem na formação da opinião pública. A sociedade precisa estar informada com conteúdos confiáveis para acessar direitos básicos e para que se possa elaborar novas políticas públicas sobre o tema. Em tempos de desinformação e falas rasas, e até irresponsáveis, o bom jornalismo, a apuração e a ciência éticas são as melhores armas de combate. O projeto AbortoNoBrasil.info chega para somar nesse trabalho, trazendo materiais atualizados de forma didática e transparentes sobre tratamentos, estatísticas e contextos relacionados ao aborto no país.
No site, é possível encontrar dados oficiais sobre procedimentos – internações, despesas hospitalares e mortes – em situações de abortamento; registros de aborto legal, métodos abortivos seguros; perfil das pessoas que abortam, número de processos por aborto. Também estão disponíveis informações sobre as legislações e os níveis de acessos aos direitos reprodutivos no mundo, além de pesquisas, guias, projetos, artigos, fontes especializadas e organizações que tratam do tema. Quem quer escrever ou entender melhor sobre justiça reprodutiva, tem o AbortoNoBrasil.Info como uma ferramenta de suporte, baseada em evidências científicas que se contrapõem à superficialidade e ao desserviço visto frequentemente sobre aborto.