Quem nunca se sentiu desengonçada na adolescência ou teve medo de fazer aulas de educação física quando estava menstruada? esses receios marcam a puberdade e são determinantes para que as meninas se tornem adultas sedentárias e que nunca conseguem engrenar em nenhuma prática esportiva ou aquelas que não estão sempre dispostas a movimentar seus corpos. Agora, uma pesquisa revelou em dados o tamanho do problema.
Abandono precoce
A baixa confiança com o próprio corpo é o motivo principal que leva meninas entre 11 e 17 anos a largarem a prática de esportes. Quase metade (45%) das garotas nessa faixa etária abandonam atividades físicas. E o momento mais crítico é o da primeira menstruação. Esses dados fazem parte de uma nova pesquisa global realizada por Dove e Nike em sete países, inclusive o Brasil.
Quando as meninas atingem a adolescência, elas experimentam mudanças significativas em seus corpos e o ambiente esportivo pode ser tóxico, pois, de maneira generalizada, fala-se muito sobre aparência e pouco sobre habilidades. Ao se movimentar e praticar esportes, essas garotas se sentem expostas e vulneráveis não só ao julgamento a respeito do que os corpos delas podem ou não fazer, mas também a respeito de como são.