Brasil propõe protocolo global para mulheres em desastres

23 de setembro, 2025 Agência Brasil Por Gabriel Corrêa

Medida inédita será apresentada na COP30 em Belém

Durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, que está sendo realizada em Nova Iorque, a ministra das Mulheres do Brasil, Márcia Lopes, anunciou a proposta de um Protocolo Internacional de Atendimento às Mulheres em Emergências e Desastres Climáticos.

A iniciativa inédita anunciada será levada para a COP30, em novembro, em Belém, e está sendo elaborada em parceria com a ONU Mulheres Brasil.

O Protocolo de Atendimento às Mulheres em Emergências e Desastres Climáticos tem quatro eixos: produção de dados por gênero e raça/etnia, para orientar políticas; trabalhar com protocolos de prevenção e enfrentamento da violência de gênero, abrigos seguros e canais de denúncia; inserção econômica das mulheres na recuperação das comunidades; e financiamento de organizações.

A proposta foi anunciada nessa segunda-feira, 22 de setembro, na Reunião de Alto Nível pelos 30 anos da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim.

O encontro reafirmou os compromissos assumidos em 1995 e avalia progressos e desafios para igualdade entre mulheres e homens.

Márcia Lopes também destacou conquistas recentes do Brasil para igualdade de gênero, como a Lei da Igualdade Salarial e a Política Nacional de Cuidados.

Além disso, o Ministério das Mulheres atua em cooperação com o Fundo de População das Nações Unidas para participação de mulheres e jovens na COP30.

A agenda da delegação brasileira na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, segue até quarta-feira, 24 de setembro.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas