(Portal SPM) A troca de conhecimento e experiências sobre as tendências da população é um dos objetivos do Seminário Inaugural do BRICS sobre Assuntos Populacionais, que ocorrerá em Nelspruit, África do Sul, de 28 de fevereiro a 4 de março. A ideia é que Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul possam aprofundar o debate sobre o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), que comemora 20 anos.
Outro objetivo da reunião é compartilhar informações sobre as ações praticadas pelo grupo de países e identificar áreas de cooperação em questões populacionais. A secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Tatau Godinho, estará presente no encontro. A delegação brasileira também será composta por representantes da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e do Ministério da Saúde.
O encontro abordará temas como questões sociais gerais e, em particular, as relativas a gênero e direitos das mulheres; direitos sexuais, direitos reprodutivos e saúde sexual e reprodutiva; transição demográfica e desafios pós-transição, incluindo envelhecimento da população e redução da mortalidade/aumento da expectativa de vida. O foco do seminário será a troca de experiências nacionais e exposição de melhores práticas.
Política externa – O BRICS é um agrupamento informal entre os países que o constituem. Abre espaço para diálogo, identificação de convergências e concertação em relação a diversos temas, além de ampliação de contatos e cooperação em setores específicos.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR