(O Estado de S. Paulo) O jornalista José Roberto de Toledo assina matéria em que analisa as diferenças entre as intenções de voto de homens e mulheres captadas pela mais recente pesquisa Ibope.
Até agora a presidenciável Dilma Rousseff (PT) tem 10 pontos a menos no eleitorado feminino, comparando-se ao masculino: 34%, contra 44%. Já na pesquisa do Datafolha, a diferença chega a 16 pontos porcentuais: 46% a 30%.
Por outro lado, com o candidato José Serra (PSDB) ocorre o oposto. Na pesquisa Ibope, Serra ganha de Dilma no voto feminino por 41% a 34%, e perde entre os homens por 36% a 44%. Na média, os dois candidatos empatam em 39%. Já Marina Silva (PV) está mais equilibrada: tem 10% no eleitorado masculino e 9% no feminino.
Toledo procura explicar esses números a partir das diferenças de perfil e de comportamento entre eleitores e eleitoras que aparecem nos cruzamentos da pesquisa Ibope:
“Embora o grau de satisfação seja alto, as mulheres estão ligeiramente mais insatisfeitas com a vida do que os homens: 19% a 15%. Isso se reflete na opinião delas sobre o governo Lula. A aprovação, embora muito alta, é 6 pontos menor que entre os homens.
Em comparação ao eleitorado masculino, mais eleitoras demoram a escolher seu candidato. Há 41% de indecisas, na pergunta de intenção de voto espontânea, contra apenas 31% entre os homens, segundo o Ibope. Isso atrapalha Dilma. Ela empata com Serra no eleitorado feminino (17% a 18%) e abre vantagem no masculino (27% a 17%).
Na simulação de 2.º turno, Serra também vence entre as mulheres (46% a 39%) e Dilma vai melhor do que o tucano entre os homens: 48% a 39%.
Quais seriam as razões dessas diferenças de comportamento eleitoral entre os sexos? A resposta parece estar mais no desconhecimento de Dilma por parte do eleitorado feminino do que em uma maior rejeição das mulheres à sua candidatura. É 50% maior o grau de desconhecimento de Dilma entre as mulheres do que entre os homens (12% a 8%).
Para Serra essa diferença praticamente não existe. Na rejeição a Dilma, a diferença é estatisticamente desprezível: 24% (mulheres), contra 22% (homens). Para Serra esses porcentuais são de, respectivamente, 23% a 29%.
O desconhecimento maior de Dilma entre as mulheres é consistente com a proporção de eleitores que dizem ter visto alguma propaganda política nas últimas duas semanas. Entre os do sexo feminino, 34% dizem ter visto comerciais ou programas de Serra, ante só 25% que viram os de Dilma. Entre os homens há um empate técnico: 32% viram a propaganda de Serra e 29%, a de Dilma.”
Acesse na íntegra: Pesquisas mostram que petista perde no eleitorado feminino (O Estado de S. Paulo – 05/07/2010)
Leia também:
04/07/2010 – Ibope confirma Serra e Dilma empatados às vésperas da largada (Estadão)
Datafolha indica empate entre Serra e Dilma (Folha de S.Paulo – 02 e 03/07/2010)
Opinião: O poder do voto feminino – por Fátima Pacheco Jordão
Intenções de voto por sexo
Estratificação |
Homens |
Mulheres |
||
Datafolha |
maio |
julho |
maio |
julho |
José Serra (PSDB) |
36% |
34% |
38% |
45% |
Dilma Rousseff (PT) |
42% |
46% |
33% |
30% |
Fonte: Datafolha: maio e julho/2010.