(ONU Brasil, 17/10/2014) Em uma mensagem na ocasião do Dia Internacional das Mulheres Rurais, nesta quarta-feira (15), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que as mulheres de comunidades rurais são agentes fundamentais para alcançar as mudanças econômicas, ambientais e sociais necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.
“Quando damos as mulheres rurais acesso aos recursos naturais e agrícolas produtivos, nós as estamos capacitando. Elas, por sua vez, podem contribuir ainda mais para aliviar a fome e aumentar a capacidade das suas comunidades lidarem com os desafios da mudança climática, a degradação do solo e o deslocamento”, disse o chefe da ONU. “Estas mulheres têm uma enorme participação no sucesso das nossas campanhas globais”, acrescentou.
Na ocasião, a Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacou que, globalmente, as mulheres das comunidades rurais são responsáveis por metade da produção de alimentos, embora façam parte das camadas mais pobres da população mundial. Além disso, elas têm menos acesso que os homens à terra, aos serviços financeiros, à capacitação e outros meios para aumentar sua produção agrícola, melhorar a sua renda e nutrir suas famílias.
A FAO destacou que a desigualdade social e econômica entre homens e mulheres atingem a segurança alimentar e retarda o crescimento econômico e agrícola da região. Portanto, afirmou ser crucial que os governos incorporem a igualdade de gênero no acesso a recursos, serviços e tomada de decisão em áreas rurais para que haja progresso em relação a erradicação da fome e da pobreza.
A diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, na ocasião do dia mundial, afirmou ser fundamental que os direitos das mulheres à terra e a outros recursos produtivos sejam abordados no roteiro da agenda pós-2015 e façam parte dos futuros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Acesse no site de origem: Em dia mundial, ONU destaca que as mulheres rurais são essenciais para alcançar o desenvolvimento sustentável (ONU Brasil, 17/10/2014)