(Folha de S.Paulo) Em funcionamento há 4 anos, serviço nacional contra a violência doméstica recebe cada vez mais ligações. Até hoje foram mais de 1,2 milhão de atendimentos.
Localizado em uma cidade-satélite de Brasília, o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher reúne 150 atendentes, que se revezam ao longo de 24 horas, e recebem relatos de ameaça, violência física e psicológica, cárcere privado e tráfico de pessoas.
Nos dois últimos casos, a central aciona diretamente as autoridades competentes. Nas demais situações, é necessário uma queixa da parte da mulher e o serviço fornece informações e suporte. Um dos principais serviços da Central é informar mulheres agredidas e testemunhas sobre possibilidades da Lei Maria da Penha.
Foram 343.063 atendimentos nos seis primeiros meses do ano, mais que o dobro do ocorrido no mesmo período de 2009, segundo a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, responsável pelo serviço.
A central é rodeada de sigilo: não há identificação na fachada do prédio, as atendentes não usam uniforme e os relatos são tratados como segredo.
Leia essa matéria: Disque-ajuda para mulher fez 1 milhão de atendimentos (Folha de S.Paulo – 07/08/2010)