(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo) Na pesquisa Datafolha realizada após o início da propaganda eleitoral na TV e rádio, a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) lidera pela primeira vez entre as mulheres.
A reportagem do Estadão analisa que: “Os primeiros programas do PT na TV, que mostraram depoimentos de mulheres presas com Dilma na época da ditadura e ressaltaram o lado maternal da candidata, foram mais efetivos no eleitorado feminino”.
Na semana anterior, ela empatava com José Serra (PSDB) em 35% cada no eleitorado feminino. Agora, Dilma abriu 12 pontos de vantagem nesse segmento, registrando 43% contra 31% de Serra. Marina Silva (PV) tinha 11% e agora está com 10% entre as mulheres.
Fonte: Datafolha, 20/08/2010.
A liderança de Dilma Rousseff no eleitorado masculino é ainda maior do que entre o feminino: tem 52% contra 30% de José Serra. Já a candidata Marina Silva está com 8% das preferências dos homens.
Em relação ao eleitorado em geral, Dilma Rousseff dobrou sua vantagem sobre José Serra e seria eleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje: Dilma tem 47%, contra 30% de Serra. Se na pesquisa anterior a petista estava com 41% contra 33% do tucano, agora a diferença de 8 pontos subiu para 17 pontos. E Marina Silva oscilou negativamente um ponto e está com 9%.
Leia na íntegra: Dilma abre 17 pontos sobre Serra e venceria no 1º turno (Folha de S.Paulo – 21/08/2010)
Veja também:
Dilma bate Serra no primeiro turno, indica Datafolha (O Estado de S. Paulo – 22/08/2010)