(Folha de S.Paulo) Detalhamento da última pesquisa Datafolha revela que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, passou a ser vista pelo eleitorado como a “mais preparada” para governar o país e administrar áreas como educação, economia e segurança. José Serra (PSDB) aparece como o mais preparado para tratar da questão da saúde.
Dilma passou a ser considerada por 42% dos entrevistados como a candidata “mais preparada” para ser presidente, contra 38% de José Serra (PSDB). Em maio, Serra tinha 45%, e Dilma 29%.
O salto nos índices de Dilma parece estar diretamente relacionado à campanha na TV: 71% dos que acham a propaganda dela melhor a consideram também como mais capacitada para ser presidente.
A petista ultrapassou o tucano como o melhor nome para combater a violência (38% a30%), cuidar da educação (41% a 31%), manter a estabilidade econômica (49% a 28%) e lutar contra o desemprego (46% a 28%). Já Serra mantém a dianteira (47% a 33%) na área da saúde, setor em que ele vem concentrando sua propaganda eleitoral.
Serra é apontado como mais experiente (51% a 31%) e inteligente (36% a 34%). Dilma é vista como mais autoritária (37% a 30%), porém mais simpática (37% a 26%) do que Serra.
Para 41% dos entrevistados, José Serra defenderá mais os ricos, enquanto Dilma é vista dessa maneira por 17%. Já 45% dizem que ela governará mais para os pobres, contra 20% do tucano.
Marina Silva (PV) perdeu pontos em todas as áreas: seu melhor desempenho é em relação à defesa dos pobres (13%) e no quesito simpatia (14%).
Dilma começa a mostrar luz própria, mas tem que provar que seu brilho não é efêmero
Ao contrário do que mostra esta charge publicada pela Folha (29/08/2010), o eleitorado começa a entender que Dilma Rousseff tem personalidade e identidade próprias, e que pode ser independente do presidente Lula.
Para Mauro Paulino e Alessandro Janoni, do Datafolha, os resultados dessa última pesquisa comprovamm que Dilma “tornou-se mais conhecida, cristalizou o vínculo com Lula e começa a transmitir, de acordo com os dados publicados hoje, que tem luz própria”.
A pesquisa confirma que Dilma vem conquistando votos inclusive em “redutos sagrados do tucanato, como o Estado de São Paulo, sua capital e os segmentos mais elitizados do eleitorado. E essa evolução, principalmente em território inimigo, dá-se mais pela imagem da criatura do que pela tutela de seu criador”, analisam Paulino e Janoni, para quem, agora, “a ex-ministra deve provar que não é efêmera, como qualquer moda impulsionada pelo marketing”.
Leia mais:
Eleitor vê Dilma como mais preparada (Folha de S.Paulo – 29/08/2010)
Imagem de Dilma perante o eleitor mostra avanço além da tutela de Lula (Folha de S.Paulo – 29/08/2010)