(Tech Tudo, 19/06/2015) “Mais representatividade feminina nos emojis!” É isso o que quer a Makers, uma plataforma digital de vídeos que reúne histórias de mulheres pioneiras. Para promover a iniciativa, foram criados os “femojis”, ícones inspirados em estrelas da TV, do esporte e da música como a cantora Beyoncé, as tenistas irmãs Williams, as apresentadores Oprah Winfrey e Ellen DeGeneres e a comediante Amy Poehler.
A campanha aponta para o fato de que os emojis femininos são limitados a personagens como noivas e princesas e que as atividades são estereotipadas de acordo com o gênero. As figuras de mulheres apareçam apenas cortando cabelo, dançando salsa ou vestindo fantasias sensuais nos emojis atuais.
Enquanto isso, de acordo com a Makers, os caracteres masculinos realizam diversas ações, como caminhar, andar de bicicleta, nadar, trabalhar e outras funções.
“Comparando com os grandes problemas globais das mulheres, um emoji pode parecer insignificante, mas esses caracteres minúsculos tornaram-se a principal linguagem para se expressar em mensagens de texto ou redes sociais”, defende o grupo.
A ideia da Makers é sensibilizar as principais fabricantes – em especial a Apple – a adotar emojis femininos. A iniciativa em prol da diversidade não é pioneira; várias petições online pediram a inclusão de figuras com diferentes tons de pele. Em sua mais recente atualização para Mac e iOS, a maçã atendeu ao apelo, passo que já foi seguido pelo Consórcio Unicode, responsável por unificar os emojis.
Acesse no site de origem: Programadoras lançam protesto contra exclusão de mulheres em emojis (Tech Tudo, 19/06/2015)