(O Globo) Novamente, a mídia debate: “Como deve ser o visual de uma presidente da República? Discreto? Personalíssimo? Exuberante? Enigmático?” A reportagem do caderno Ela ouviu as opiniões de figurinistas, consultores de moda e estilistas sobre como a presiente eleita deve se vestir após sua posse.
O terno é a roupa ideal para a presidente Dilma, tanto pelo cargo que ela irá ocupar quanto por seu tipo físico, aconselha a estilista Mara Mac: “Mas acho que seus terninhos deveriam ser mais femininos, com cortes menos quadrados e retos. Um desenho levemente acinturado afinaria a silhueta, assim como as golas menores. Faria menos volume.”
O estilista Guilherme Guimarães discorda dos que querem transformá-la em uma mulher “fashion”: “A Dilma tem muita personalidade. As pessoas devem entender que ela é uma mulher de política, a primeira mulher presidente do Brasil, e ninguém deve esperar que siga tendências de moda. Ela tem um estilo clássico e deve fugir de toda e qualquer tendência”.
Já o pesquisador de moda Marco Sabino diz: “Ela não transmite preocupação com moda, nem eu procuro isso nela. A Dilma é clássica, mas seus ternos e tailleurs deveriam ser mais caprichados, mais bem cortados, sem repuxados”.