01/02/2011 – Marta Suplicy será 1a vice do Senado (Globo.com)

01 de fevereiro, 2011

(Globo.com/Folha.com/Estadão.com) A senadora Marta Suplicy (PT-SP) deverá ser a primeira vice-presidente do Senado no primeiro ano da nova legislatura, informou o líder do PT, senador Humberto Costa (PE). A primeira vice-presidência é um cargo estratégico, pois responde pela Casa na ausência do presidente.

Marta Suplicy disse que o fato de ser mulher pesou na escolha do partido. “Ter uma mulher na primeira vice-presidência na primeira gestão da presidente Dilma Rousseff vai ao discurso do que ela falou, que gostaria que as mulheres ocupassem mais espaço neste país”, disse a senadora, que completou: “Nosso partido sempre esteve à frente nesse sentido”.

O senador José Pimentel (PT-CE) disse que cedeu a Marta para permitir que uma mulher esteja na Mesa Diretora do Senado logo no início da nova legislatura do Congresso. “Já havíamos definido que a decisão seria uma unanimidade dentro do partido. Vamos continuar homenageando as mulheres”, disse Pimentel.

Aborto e união de homossexuais

Ao tomar posse de seu mandato, a senadora afirmou que o Parlamento precisa “avançar” em questões comportamentais e garantiu que vai trabalhar pela aprovação da união civil de pessoas do mesmo sexo e também pela legalização do aborto.

Especificamente sobre o aborto, tema que colocou o Partido dos Trabalhadores na defensiva durante o processo eleitoral, Marta Suplicy declarou: Não podemos daqui a quatro anos ter ainda este assunto sem discussão porque ninguém tem coragem de debater. A campanha eleitoral foi desastrosa em questões comportamentais, mas isso se deve ao acirramento da eleição e os ânimos agora estarão diminuídos e poderemos debater”. Ela reconheceu, porém, que uma decisão sobre o aborto levará tempo e defendeu que toda a sociedade participe desse debate.

Acesse as matérias:
No Senado, Marta quer discutir aborto e união civil de homossexuais (Estadão.com – 01/02/2011)
Marta Suplicy chega a acordo e será 1a vice do Senado (Globo.com – 01/02/2011)
Marta vence disputa no PT para primeira vice-presidência do Senado (Folha.com – 01/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas